sábado, 16 de junho de 2012

O Vinho Mais Pontuado do Mundo


O VINHO MAIS PONTUADO DO MUNDO
M. CHAPOUTIER ERMITAGE L’ERMITE BLANC

Finalmente chegou a hora de divulgar o nome do vinho mais pontuado do mundo: o Ermitage L’Ermite Blanc do Chapoutier.

Isto mesmo, você não leu errado, o vinho mais pontuado do mundo é branco, não é de Bordeaux e não é da Borgonha. Surpreso? Eu também fiquei, e muito.

A região de Hermitage fica no norte do Rhône, que já apareceu na lista dos dez mais com a região de Côte Rotie, de onde vieram o 6º e o 7º colocados. Ou seja, a região que mais apareceu na lista dos dez vinhos mais pontuados, por incrível que pareça, foi o Rhône, com quatro representantes, três do norte e um do sul (Chateauneuf-du-Pape).

O L’Ermite é feito com uvas Marsanne provenientes de um vinhedo, denominado L’Ermite, que está no alto do morro em Hermitage, onde o solo é muito pobre e predominantemente formado de granito.

O L’Ermite apresenta aromas minerais, típicos do solo, de baunilha, amêndoas e frutas secas. O vinho, nas melhores safras, pode ser guardado por um período de 30 a 60 anos. Ou seja, aqui temos um autêntico representante do que chamamos de vinhos de guarda.

Considerando as últimas dez safras avaliadas, a pontuação média obtida por esta preciosidade foi de 97 pontos, com média de 98.1 pontos do Robert Parker (10 safras avaliadas) e 95.77 pontos da Wine Spectator (9 safras avaliadas). Ou seja, estamos falando realmente de um vinho excepcional, sem ressalvas, que vem obtendo notas altíssimas e de forma constante ao longo dos anos.

Para o Parker, as safras de 1999, 2000, 2003, 2004, 2006 e 2009 mereceram a nota máxima: 100 pontos. Para a Wine Spectator as safras de 2003, 2006 e 2009 mereceram 99 pontos (nenhuma ganhou 100 pontos desta revista).

Infelizmente, quando visitei a Chapoutier em 2010 não fui brindado com esta maravilha (embora tenha sido com outras). Logo, este é um vinho que precisa entrar com urgência na minha lista de prioridades.

O importador para o Brasil é a Mistral, mas o L’Ermite não aparece no último catálogo. Quem está representado a região, entre os brancos, no último catálogo da Mistral é o Chapoutier Ermitage L’Meal, ao preço de US$ 417,50, 15º colocado entre os mais pontuados do mundo.

Se você esbarrar nesta preciosidade por aí, compra uma garrafa para mim!!!!

Abraço a todos,

Brito.

Um comentário:

  1. Brito, você já havia lido essa notícia?
    http://www1.folha.uol.com.br/comida/1166836-associacao-elege-o-melhor-sommelier-do-brasil.shtml

    ResponderExcluir