domingo, 4 de março de 2012

2o Vinhos mais Pontuado do Mundo

2º Vinho Mais Pontuado do Mundo

Chateauneuf-du-Pape Beaucastel

Hommage à Jacques Perrin

O Chateau de Beaucastel possui 130 hectares de terra, dos quais 100 são utilizados para produção de uvas. Das terras plantadas, ¾ são utilizadas para produzir o Chateauneuf-du-Pape e ¼ para produzir vinhos com apelação de Côtes du Rhone (Coudouleut deBeaucastel).

No Chateau de Beaucastel ainda se utiliza as treze variedades de uva autorizadas para produzir o Chateauneuf-du-Pape: Mourvedre, Grenache, Syrah, Cinsault, Vacarese, Counoise, Terret Noir, Muscardin, Clairette, Picpoul, Picardan, Bouroulenc e Roussanne.

A colheita, como em todos os bons vinhos do mundo, é manual. As uvas são vinificadas separadamente, permitindo ao enólogo definir a composição ótima para cada vinho.

O processo de maturação ocorre em grandes barris de carvalho, por um período de 12 meses.

O Hommage à Jacques Perrin é um vinho especial, só produzido em anos considerados excepcionais (89, 90, 94, 95, 98, 99, 00, 01, 03, 04, 05,07,09,10).

Este vinho obteve nada menos que 96.74 pontos nas últimas dez safras avaliadas (97.5 do Parker e 95.89 da Wine Spectator). Ou seja, estamos falando de um vinho sem ressalvas, maravilhoso em todos os anos.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de tomar esta marrravilha, mas tenho uma garrafa da safra de 2007 na adega (100 pontos do Parker e 99 da Wine Spectator). Pena que, se eu quiser aproveitar o máximo desta jóia, ainda terei de esperar alguns anos (12!!!) para tomá-lo.

Abraço a todos,

Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário