sábado, 25 de junho de 2011

Chateau Doisy-Daene L'Extravagant - 9o vinho mais pontuado do mundo

Chateau Doisy-Daene L’Extravagant

9º Vinho Mais Pontuado do Mundo

O Chateau Doisy-Daene foi classificado como 2º Grand Cru Classe na famosa classificação de Bordeaux de 1855. A vinícola se situa na região de Sauternes e sua história remonta ao início do século XIX. A família Dubourdieu, atual proprietária, adquiriu o Chateau em 1924.

O solo é de calcário, coberto por uma fina camada de areia argilosa. As videiras ocupam uma área de 16.3 hectares

O L’Extravagant é o vinho top da vinícola, produzido apenas em safras consideradas excepcionais. Ele é um vinho branco doce produzido, como é comum nessa região, a partir de uvas atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea.

O teor de açúcar residual do vinho é um dos mais altos da região, algumas vezes ultrapassando 200 g/litro.

O vinho, tipicamente, é um blend de 60% de Sémillon e 40% de Sauvignon Blanc. A fermentação é feita em barricas novas de carvalho e o processo de maturação em barricas de carvalho dura 18 meses.

O importador para o Brasil é a Casa Flora e os preços variam entre R$ 1.700 e R$ 1.900 a meia garrafa (375 ml).

Para minha surpresa, a pontuação média deste vinho ultrapassou o mítico Chateau d’Yquem, considerado por muitos um dos melhores vinhos do mundo.

Na minha pontuação a média final do vinho foi de 96 pontos. Nos últimos quinze anos foram oito safras avaliadas pelo Parker, com média de 97.75 pontos, e duas safras avaliadas pela Wine Spectator, com média de 96.5 pontos, resultando em uma média final de 97.5 pontos. A minha pontuação final considerou uma penalidade de 1.5 pontos em função das poucas safras avaliadas pela Wine Spectator. Em um ranking sem considerar penalidades por número reduzido de safras avaliadas, o L’Extravagant apareceria em 4º lugar, como o 2º vinho mais bem avaliado da França.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de experimentar esta jóia, mas ele passa a estar, certamente, em minha lista de prioridades no mundo dos vinhos.

Abraço a todos,

Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário