domingo, 3 de julho de 2011

Torbreck Run Rig - 8o Vinho Mais Pontuado do Mundo

8º Vinho Mais Pontuado do Mundo

Torbreck Run Rig

A vinícola Torbreck pode ser considerada um bebê no mundo dos vinhos, pois foi fundada por David Powell em 1994. No entanto, em seus dezessete anos de vida esta vinícola produziu vinhos incríveis, vencedores de muitos prêmios e de altíssima pontuação na crítica mundial.

A vinícola está situada na região de Barossa Valley na Austrália e tem por inspiração os vinhos do norte do Rhône, na França.

A vinícola produz brancos e tintos, mas é nos tintos que está seu destaque.

O Torbreck Run Rig é um vinho muitas vezes comparado aos vinhos da região de Côte Rotie, no norte do Rhône, na França. Seus aromas incluem: framboesa, cassis, fumaça, alcatrão e grafite.

O Run Rig é um varietal de Shiraz, com pequena participação (2 a 5%) de Viognier em sua composição. As uvas provêm de diferentes vinhedos (cinco a seis, tipicamente) da vinícola.

A fermentação é feita em tóneis de carvalho e tanques de concreto. O vinho é maturado em barricas de carvalho francês, novas e velhas, por tipicamente 30 meses.

As últimas dez safras avaliadas pelo Robert Parker ficaram com média de 97.9 pontos, enquanto a média da Wine Spectator foi de 94.86 pontos (para as 7 safras avaliadas). Considerando uma penalidade de 0.5 ponto em função do número de safras avaliadas pela Wine Spectator, minha média final para o vinho foi de 96.15 pontos.

O vinho é importado para o Brasil pela Grand Cru e custa em torno de R$ 1.200,00 a garrafa.

Tive a oportunidade de tomar, junto com grandes amigos, uma garrafa da safra de 2004, que mereceu 99+ pontos do Robert Parker e 94 pontos da Wine Spectator. Vinho de grande personalidade, equilibrado, com aromas de frutas pretas, especiarias, terroso. Esta safra teve 96.5% de Shiraz e 3.5% de Viognier.

Outro vinho da vinícola que merece destaque é o Torbreck The Factor, que também apresenta altíssima qualidade mas custa quase a metade do preço do Run Rig. Tomei a safra 2005 deste vinho, junto com o Run Rig 2004, e ele não ficou muito atrás do seu irmão mais famoso.

Abraço a todos,

Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário