sexta-feira, 15 de julho de 2011

Guigal Côte-Rôtie La Turque - 7o vinho mais pontuado do mundo

E. Guigal Côte-Rôtie La Turque

7º Vinho Mais Pontuado do Mundo

A vinícola E. Guigal, fundada em 1946, localizada na cidade de Ampuis, cidade do norte do Rhône, é uma das mais importantes da região do Rhône, na França.

Em Ampuis são vinificadas e maturadas as apelações Côte-Rôtie, Condrieu, Hermitage, Saint-Joseph e Crozes-Hermitage, todas do norte, além de importantes apelações do sul, como Châteauneuf-du-Pape, Gigondas, Tavel e Côtes-du-Rhône.

Embora produza vinhos de quase todas as regiões do Rhône, é em Côte-Rôtie que seus vinhos encontram o máximo de qualidade e prestígio.

A região de Côte-Rôtie possui duas encostas famosas: Côte Brune e Côte Blonde (a Morena e a Loira). Os vinhos provenientes da Côte Brune são, em geral, mais robustos e tânicos, enquanto os vinhos da Côte Blonde são mais elegantes.

As videiras de Guigal em Côte-Rôtie compreendem 215 hectares, localizadas nas regiões de Côte Brune e Côte Blonde.

As videiras de hoje estão plantadas em terraços construídos em íngremes encostas, nos mesmos moldes que os romanos utilizavam há cerca 24 séculos.

Desde 2003 a vinícola decidiu produzir barricas de carvalho para produção de seus grandes vinhos. Um especialista produz 3 barricas por dia, para suprir a demanda de 500 novas barricas por ano.

O La Turque é um dos grandes vinhos produzidos pela E. Guigal em Côte-Rôtie e suas videiras estão localizadas em Côte Brune.

O solo nesta região é de xisto e argila rica em óxido de ferro, o que empresta requinte e força ao vinho.

Tipicamente, o La Turque é produzido com 93% de Syrah e 7% de Viognier.

A idade média das videiras utilizadas no La Turque é de 15 anos, o que pode ser considerado relativamente novo.

A fermentação é feita em aço inox, com maturação por 42 meses em barricas novas de carvalho.

A produtividade, como era de se esperar de um vinho desta magnitude, é baixa: 35 a 37 hectolitros/hectare.

As últimas dez safras avaliadas do La Turque mereceram uma nota média de 95.7 pontos do Robert Parker e 96.7 pontos da Wine Spectator, resultando em uma média geral de 96.2 pontos, o que pode ser considerado como excepcional.

O La Turque é vinho com potencial de guarda de 20 ou mais anos.

Os vinhos do Guigal são importados para o Brasil pela Expand, mas não consegui obter o preço praticado no Brasil para este vinho em particular. Uma estimativa razoável, baseado no preço praticado na França e na margem usualmente praticada pelas importadoras, é de algo em torno de R$ 1.500/garrafa no Brasil.

Em 2010 tive a oportunidade de visitar a Guigal, mas embora nos tenha sido ofertados grandes vinhos produzidos pela vinícola, não tivemos oportunidade de degustar o La Turque.

Assim, fica estabelecido como meta degustar esta preciosidade nos próximos anos.

Grande abraço a todos,

Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário