quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As Fases do Conhecimento

AS FASES DO CONHECIMENTO
A quantidade de conhecimento detida por uma pessoa e seu comportamento frente a uma nova informação e ao desconhecido é inerente à sua personalidade e às oportunidades a ela oferecidas. Podemos, numa primeira análise, dividir o conhecimento e/ou o comportamento dos indivíduos em quatro fases:

IGNORÂNCIA INCONSCIENTE PASSIVA COMPLETA (ESCURIDÃO): Esta característica está associada ao indivíduo que se mantém à margem do conhecimento e que não consegue nem mesmo perceber a importância relativa das coisas. Muitas vezes a postura é de desprezo à informação que ele não detém, podendo gerar um comportamento de egocentrismo (o que eu sei é que é importante). Normalmente o status é de conforto, acarretado pela mediocridade não assumida.

IGNORÂNCIA SEMI-INCONSCIENTE PASSIVA PARCIAL (PENUMBRA): Aqui o indivíduo já conseguiu enxergar suas falhas e a necessidade de evolução (ou seja, está começando a tomar consciência da sua ignorância). No entanto, nenhuma ação concreta foi feita para alterar a situação e iniciar o processo de aprendizado, muitas vezes por comodismo. O status é de inquietação parcial.

IGNORÂNCIA ATIVA - INÍCIO DO SABER (CLARIDADE DESCONFORTÁVEL): Finalmente o indivíduo parte para a ação e inicia o processo de busca do conhecimento. À medida que progride nesta fase vai descobrindo a imensidão do saber. Neste ponto, os comodistas se apavoram com a necessidade de ação e podem retornar para a fase da ignorância passiva (normalmente completa); outros, os idealistas e amantes do conhecimento, passam para uma fase de busca incessante e sedenta de informações que, a cada passo, lhe abre novos horizontes e, consequentemente, novas e inúmeras dúvidas e indecisões surgem. O status é de inquietação total.

IGNORÂNCIA CONSCIENTE (CLARIDADE CONFORTÁVEL): Aqueles que chegam a esta fase atingiram um patamar de conhecimento e uma capacidade de autocrítica suficientemente grandes para perceber que o conhecimento é infinito e o processo de aprendizado é eterno. Por causa do nível de consciência obtido, o indivíduo pode conseguir obter uma situação de conforto (nunca comodismo), continuando o seu processo de evolução e aprendizado, com tudo e todos. Poucos são aqueles que conseguem atingir este patamar.

Abraço a todos,

Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário